sábado, 25 de agosto de 2012

XLI Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – TROFÉU JOSÉ FINKEL

Está acontecendo em São Paulo, na Vila Leopoldina o XLI Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel – TAÇA CORREIOS (piscina de 25 metros). Começou dia 20 de Agosto, e encerra Hoje (25/08).
O Troféu José Finkel é a segunda das três seletivas nacionais para o Mundial de Istambul. Na primeira, realizada no início de julho, em Anápolis, ninguém se classificou. A última oportunidade será no Troféu Daltely Guimarães, em novembro, em Guaratinguetá.
A natação é um esporte que vem crescendo muito no Brasil e os atletas brasileiros estão se destacando em nível internacional. Por isso não poderíamos deixar de falar um pouco do evento. Confira alguns destaques que aconteceu no evento:

Cesar Cielo é Ouro 50m livre 
Ele fez sua estreia, disputado em piscina curta (25 metros), com o melhor tempo das eliminatórias de sua principal prova. Seu tempo: 21s29, exatamente o índice para o Mundial da Turquia. O nadador do Flamengo dominou a final da prova, e conquistou o ouro com tranquilidade, fazendo o tempo de 20s59, melhor marca do ano em piscina curta (a anterior era de 20s88, do polonês Konrad Czerniak). O medalhista olímpico ainda fez dobradinha rubro-negra com Nicholas dos Santos, segundo colocado com 21s53. Bruno Fratus, do Pinheiros, ficou com o bronze, apenas 0s06 atrás.
Cesar Cielo  Jose Finkel natação (Foto: Getty Images)
Cielo faz melhor nas eliminatórias dos 50m livre em sua estreia no José Finkel 2012 (Foto: Getty Images)

Flavia Delaroli é ouro nos 100m medley 
Na prova feminina dos 100m medley, Flavia Delaroli, do Pinheiros, venceu com 1m02s49, seguida por Julyana Matheus, do Corinthians (1m02s68), e Ana Carolina Azambuka, também do Corinthians (1m03s43). A vencedora, que enfrentou uma suspensão por doping antes das Olimpíadas, comemorou como criança o ouro em uma prova que está longe de ser sua especialidade.


Thiago Pereira bate recorde Sul americadno nos 200m medley
Thiago ignorou o cansaço e venceu de ponta a ponta a final dos 200m medley, com o tempo de 1m52s30, quebrando o próprio recorde sul-americano da prova - que era de 1m52s72 - e atingindo o índice para o Mundial em piscina de curta de Istambul (1m55s41). Henrique Rodrigues ficou em segundo com 1m54s88 e também garantiu o índice, e André Schultz foi o terceiro (1m55s96).
Thiago Pereira Troféu Jose finkel de Natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Thiago Pereira vence os 200m medley e bate recorde sul-americano da prova (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Thiago Pereira é ouro no 400m Medley 
O nadador do Corinthians, Thiago Pereira conquistou o ouro nos 400m medley, mesma prova que foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres. A vitória veio com o tempo de 4m01s91, recorde do campeonato e marca muito abaixo do índice necessário para o Mundial de piscina curta de Istambul, na Turquia, que era de 4m06s96.


50m Peito Masculino
O índice para o Campeonato Mundial da Turquia havia sido alcançado por Felipe França na semifinal dos 50m peito do Troféu José Finkel (26s44). Mas o nadador do Pinheiros queria mais. Recordista sul-americano da prova e campeão mundial no ano passado em Xangai, em piscina longa, mostrou sua força e garantiu o ouro na final da prova ao fazer o tempo de 26s52. João Gomes Júnior, também do Pinheiros, terminou em segundo, com 26s78 - apenas sete centésimos acima da marca para Istambul. Felipe Lima, do Minas, garantiu a terceira posição, com 26s89.
Felipe França, Natação, 50m (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Felipe França conquista o ouro dos 50m peito do Troféu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Vaga para o Mundial de Istambul nos 100m Peito.
Felipe França, apesar de não ter conseguido o ouro, saiu da piscina com o índice para o Mundial de Istambul. Em prova equilibrada, nadador do Pinheiros derrotou Felipe Lima por 0s08. Ele chegou em segundo lugar, com o tempo de 58s26. O terceiro colocado foi Henrique Barbosa, do Flamengo, com o tempo de 58s62.
Felipe França natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
elipe França comemora a vitória na final dos 100m peito no Troféu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / AGIF)


100m Peito Feminino
A nadadora argentina Julia Sebastian, da equipe da Unisanta, venceu a disputa dos 100m peito, com o tempo de 1m08s24, seguida das nadadoras do Pinheiros, Ana Carla Carvalho (1m09s00) e Tatiane Sakemi (1m09s01), respectivamente, prata e bronze.

Renata Paula Sander é Ouro no 200m Peito 
O primeiro ouro do Troféu José Finkel saiu nos 200m peito feminino e foi para a argentina Julia Sebastian, da Unisanta. Como ela é estrangeira, a brasileira Renata Paula Sander, do Minas, também subiu ao lugar mais alto do pódio. Tatiane Sakemi, do Pinheiros, ficou com a prata, e Juliana Marin, do Minas, levou o bronze.
Nos 200m peito masculino, a vitória foi de Gabriel Fidelis Souza, do Praia Clube. Tales Cerdeira  e Henrique Barbosa, ambos do Flamengo, completaram o pódio da prova.


50m Costas Masculino
Guilherme Guido, quebrou o recorde sul-americano nas eliminatórias dos 50m costas em piscina curta, com o tempo de 23s31. A marca anterior também era de Guido, no Mundial de Dubai, em 2009 (23s39). Além do recorde, Guido também garantiu vaga no Mundial de Istambul de piscina curta. Na Final, Guilherme voltou a vencer seu duelo com Daniel Orzechowski e levou o ouro. O nadador do Pinheiros marcou 23s38, contra 23s87 de seu companheiro de clube. Fabio Santi, também da equipe paulista, fez 24s42 e levou o bronze.
 Guilherme Guido   Jose Finkel natação (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
Guido salta para a prova nesta terça (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

Primeira brasileira a garantir vaga no Mundial de Istambul no 50m Costas.
A pernambucana, Etiene Medeiros é a primeira brasileira garantida no Mundial de piscina curta de Istambul, na Turquia. Com o tempo de 26s99, a nadadora do Flamengo foi a mais rápida das semifinais dos 50m costas, bateu o recorde do campeonato e deixou para trás o índice de 27s13. Na final melhorou ainda mais seu tempo. Com 26s94, conquistou o ouro e confirmou a boa fase na prova. Fabíola Molina (27s28) e Natalia Diniz (28s08) completaram o pódio.
Etiene Medeiros natação (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Etiene Medeiros festeja a vitória na semifinal e o índice para o Mundial de Istambul (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

200m Costa Feminino
Joanna Maranhão, nos 200m costas  que não é sua especialidade, marcou 2m08s34 e estabeleceu o novo recorde sul-americano. Ela ficou atrás apenas da holandesa Femke Heemskerk, do Minas. Mas, como o regulamento diz que, caso um nadador estrangeiro vença uma prova, o primeiro brasileiro também levará o ouro, a pernambucana subiu ao lugar mais alto do pódio. Ana Carolina Azambuja, do Corinthians, ficou em terceiro lugar, à frente de Fabíola Molina, do Minas.


4x50m Masculino
Cesar fez sua melhor marca no revezamento 4x50m ao puxar o quarteto do Flamengo, nadou em 20s81 e estabeleceu o novo recorde sul-americano em piscina curta com 1m25s28. Cielo abriu o revezamento e fez seu melhor tempo do dia. Na sequência, Nicholas dos Santos, Thiago Sickert e Bernardo Novaes mantiveram o ritmo e levaram o Flamengo ao ouro. A prata foi para o Pinheiros (1m26s89), e o bronze ficou com o Fluminense (1m28s76), que nadou na primeira série.
Cesar Cielo, Trofeu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Cesar Cielo abriu o revezamento 4x50m livre do Flamengo no Trofeu José Finkel (Foto: Satiro Sodré / Agif)

4x100m Livre Masculino.
Cesar Cielo  foi espetacular na final do revezamento 4x100m livre. Ele, que fechou a prova do Flamengo, já iniciou seu nada em vantagem, mas o Pinheiros estava na cola. Cielo não pareceu sentir o cansaço e disparou, abriu mais de um corpo de dianteira para levar mais um ouro - seu quarto na competição.
Com o tempo de 3m10s52, o quarteto rubro-negro e ficou à frente dos nadadores do Pinheiros, que completaram a disputa com 3m12s84. O Corinthians, que contou com Thiago Pereira, obteve a marca de 3m13s42 e ficou com o bronze.

4x200m Medley Masculino.
Thiago Pereira, Thiago Teixeira, Fernando Ernesto e João Veras, companheiros de Corinthians, em disputa ferrenha com o Fluminense, o Timão estava na frente quando Thiago caiu na água para fechar a prova. O nadador sentiu o cansaço e não conseguiu quebrar o recorde sul-americano de 7m06s09, mas fez a melhor marca da competição com 7m06s91 e garantiu o ouro. A prata ficou com o Flu (7m08s94), e o bronze caiu nas mãos do Minas (7m11s31).

100m Borboleta Masculino
Kaio Márcio foi o segundo atleta brasileiro a conseguir índice para o Mundial de piscina curta de Istambul, na Turquia, que é de 50s98. O nadador do Fluminense obteve a marca necessária ao ser o mais rápido na semifinal dos 100m borboleta, com 50s50.
Kaio Marcio, Trofeu José finkel (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Kaio Márcio comemora depois de avançar com o melhor tempo dos 100m borboleta (Foto: Satiro Sodré / Agif)

200m Borboleta Masculino
Dono do melhor tempo do planeta nos 200m borboleta, Kaio Márcio ficou com o ouro na final  ao cravar 1m52s44. Thiago Pereira, nadador do Corinthians veio logo atrás com a prata, com 1m52s56, e os dois conseguiram o índice para o Campeonato Mundial da Turquia. O bronze ficou com Leonardo de Deus (1m55s01).

200m Borboleta Feminino
Na prova feminina dos 200m borboleta, o ouro ficou com Joanna Maranhão, do Flamengo, que sobrou com 2m08s09. A prata foi conquistada por Daiene Marçal Dias, com 2m12s65, e o bronze ficou com Larissa Cieslak, do Minas, com 2m13s19.



Confira este ultimo dia do evento no Sportv e confira toda programação:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Trofeu-Jose-Finkel/

Veja  mais notícias fotos e resultados no site da CBDA
https://www.cbdaweb.org.br/cbda/natacao/calendario/11127/trofeu-jose-finkel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...