quinta-feira, 28 de junho de 2012

LE PARKOUR



 Parkour, ou Le Parkour (abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas. 


O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão "Parcours Du Combattant". Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu "Méthode Naturelle" ou Método Natural de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates. 


Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer. 




COMO PRATICAR?
Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.
O QUE USAR?
Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendado os seguintes acessórios:
Calça leve
Camiseta leve
Tênis macio e com sola reta
Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.
E OS ACIDENTES?
Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.
EXERCÍCIOS:
O parkour é uma prática de treinamento físico e mental; sendo assim, podemos agrupar ao treinamento exercícios de tonificação muscular, como o planche, agachamentos, abdominais, flexões, barra e etc. é sempre bom começar com uma caminhada e corrida (cooper) para fortalecer os musculos antes de praticar para evitar lesão






Aqueles que desejam praticar, é bom que estude muito sobre a prática e a filosofia do Parkour para ter certeza de que esta fazendo tudo certo. 
Após isso, entenda que o Parkour é uma pratica esportiva ou um esporte sem competições e que envolve riscos.
Quer entender mais sobre o Parkour visite: 
http://www.leparkourbrasil.blogger.com.br/
http://www.abpk.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...