sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Moda no Brasil

"Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias" é a exposição que abriu dia 12/8 no Museu de Arte Brasileira da Faap, em SP e vai até o dia 30 de Setembro/2012.

Criações expostas no MAB: Alexandre Herchcovitch, José Gayegos e Adriana Degreas. Fotos: Divulgação





A exposição está dividida em dez núcleos que fazem um passeio pela história da moda brasileira:

O primeiro deles é Criadores Contemporâneos, composto por vinte looks considerados projetos de ponta da criatividade dos estilistas presentes na mostra. A escolha foi baseada na projeção nacional e internacional do profissional, o percurso da produção desenvolvida no Brasil e a visibilidade comercial nos últimos 10 anos. 


O segundo núcleo, Pau-Brasil, faz uma introdução sobre a relação do Brasil com a ornamentação corporal. O espaço conta com trabalhos da artista Maria Lúcia Barbosa que resgatam materiais e técnicas indígenas junto à joalheria contemporânea.

Estão expostas em Publicações revistas, encartes e folhetos com ilustrações sobre moda que foram, no século XIX e em grande parte do século XX, os únicos meios pelos quais as informações sobre esse tema chegavam à população. O Jardim das Damas, de Portugal, e inúmeras publicações brasileiras, como Espelho Diamantino, Manequim, O Cruzeiro, Jornal das Damas e A Cigarra são alguns exemplos.

O bloco Indústria e Comércio é dedicado a dois setores importantes no percurso da moda no Brasil: a indústria têxtil e o comércio, que têm grande presença no Brasil desde o século XIX. Exemplos: Indústrias Matarazzo, Alpargatas, Santistas, assim como um grande número de confecções e comércios que vão desde lojas de ruas, butiques, grandes magazines até os shopping centers.
Poderão ser apreciados, no espaço, tecidos e propagandas em publicações, além de um vestido da casa Madame Rosita, da década de 1970, e um macacão da Casa Vogue, da década de 1960.


Em Feiras e Desfiles estão reunidas fotos de desfiles, reproduções de publicações, encartes, catálogos, convites, entre outros, de eventos como feiras da indústria têxtil, desfiles, agrupações de estilistas, Associação de Trabalhadores da Indústria Têxtil e Moda.


O núcleo Modistas se concentra nas anônimas-satélites e modistas do século XIX. Vestidos, manequins, ferro de passar, máquina de costura, caixas com material de costura, além de manuais e publicações, poderão ser apreciados pelo visitante.


Núcleo Costureiros mostra os criadores de moda que a princípio se dedicavam exclusivamente às roupas sob medida. 


O espaço denominado Formação Profissional relembra os primeiros cursos e métodos autorais de corte e costura até chegar ao final do século XX, quando surgem as faculdades e cursos universitários de moda. 


O bloco Novíssimos apresenta trabalhos da nova geração de estilistas, alguns ainda em curso e outros recém-formados, que revelam seus estilos e beleza.


Em A Cara do Brasil, os produtos brasileiros estão destacados graças a sua repercussão internacional. O visitante poderá conferir modelos de jeans e de biquínis de grandes marcas brasileiras. No espaço, cinquenta pares das “legítimas” Havaianas celebram os 50 anos da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...