terça-feira, 14 de agosto de 2012

Para um bom dia...


Bom dia pessoal!!! Terça-feira começando, véspera de feriado, um descansinho bem vindo, mas não podemos dar mole nesse período porque o verão está vindo com força total...
Vamos dar umas dicas simples mais super útil para começar bem o dia...

Número 1.
Espreguiçar bastante antes de sair da cama...

Levantar da cama logo depois de acordar é tão automático que muita gente se esquece de preparar o corpo para as atividades do restante do dia. Para isso, não é preciso gastar muito tempo. Você pode se espreguiçar, que nada mais é do que um alongamento curto. Essa prática traz inúmeros benefícios, mas, se feita de forma inadequada, pode trazer complicações para a saúde.

Primeiro, é preciso esticar o corpo, ainda deitado. Em seguida, flexionar as pernas e os braços. “Vira de lado, puxa o pé para trás, para despertar, ativar o cérebro e a circulação”, ensina o professor de educação física Paulo Neves. Para se levantar da cama, também devemos ter cuidado: “Devagar, estende o corpo, senta com o corpo reto, puxa os braços para trás. O bocejo nessa hora é bom também”.

Esses cinco minutos que gastamos com estes exercícios simples podem ser feitos por quase todo mundo e são fundamentais para ficar bem o dia inteiro. “Você tem um dia mais disposto, trabalha melhor, estuda melhor. Quando você se espreguiça, você ativa o cérebro, diminui as tensões, melhorar a flexibilidade e lubrifica as articulações”, explica o professor.


Número 2.
Bater um suco verde ou um suco de beterraba


Suco de Beterraba, Laranja e Cenoura
Essa receitinha já é conhecida por muitos… Mas vocês conhecem os verdadeiros benefícios desse suco? A laranja é rica em vitamina C, que ajuda na absorção do ferro presente na beterraba. A cenoura contém betacaroteno, um antioxidante que auxilia na proteção das células do organismo.

Suco de BeterrabaReceita:
2 laranjas
Meia beterraba
1 cenoura
Meio copo com água
Bata tudo no liquidificador

Característica do Mix:
Hidrata o organismo, Nutritivo, Sem gorduras saturas e trans, Previne doenças, Baixo teor de sódio
Sem lactose e glúten, Fortalece o organismo



Beterraba
Suco de BeterrabaQuando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de antioxidantes e carotenóides — que são responsáveis pela cor vermelha e ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias.
As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas ou para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal.


Laranja
Suco de BeterrabaExcelente fonte de vitamina C e antioxidantes, ela protege as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C: ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais, como betacaroteno, tiamina, fosfato e potássio.

Cenoura
Suco de BeterrabaA cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase supridas com apenas 100 gramas desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio; necessários ao bom equilíbrio do organismo. Contém também as vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Suco de Couve
Suco Verde  Benefícios: rica em ferro, vitaminas e minerais, a couve previne anemia, melhora o aspecto da pele, previne câncer, melhora o funcionamento do intestino, previne inflamações e retarda o envelhecimento.
Ingredientes: Couve, couve-flor e brócolis.
Modo de preparo: bater tudo no liquidificador com água.

Anthelios AC Fluide Extreme FPS 40

Número 3.
Passar protetor solar. Esses dias de inverno o sol está bem forte, então é importantíssimo passar um protetor com fator adequado para a pele.

Episol Fps30 Oil Free 120gUma marca muito boa é La Roche você encontra com super preços.
Outra marca muito boa é a Epsol (colocar a foto), para quem tem a pele oleosa ele é ótimo pois tem um modelo com oil free. 




Número 4.
Fazer aquecimento antes da atívidade física
É  importante não confundir aquecimento com alongamento. O aquecimento implica o aumento da temperatura corporal interna e muscular, enquanto que o alongamento aumenta o comprimento das fibras musculares, ou seja, não causa aquecimento.
Fazendo um bom aquecimento obtemos um maior rendimento e evitamos futuras lesões.
O aumento da intensidade do aquecimento deve ser feito de uma forma gradual. Por exemplo, se for correr, comece devagar, apenas andando e fazendo um esforço leve. Depois vá aumentando o ritmo progressivamente até chegar à corrida.
O aquecimento deve ser feito até mesmo antes da musculação. Pode ser na bicicleta ou na esteira. A duração do aquecimento depende da intensidade da atividade física que se vai praticar. Quanto mais intensa, maior o período de aquecimento. Normalmente o tempo indicado é de 10 ou 15 minutos.  


Número 5.
Hidratar durante o exercício e beber muita água no dia a dia.
A importância da hidratação durante a atividade física

A importância da hidratação durante a atividade física

Muito calor
Quando você faz exercícios de maneira constante durante uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir e, se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Portanto, é preciso ingerir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que você estiver na academia fazendo suas aulas. E mais ainda durante o calor do verão, ou caso a sua prática esportiva aconteça ao ar-livre, em dias de sol.

Água e sódio
Durante a atividade física, seu corpo perde muito líquido através do suor, afinal a forma que ele encontra para manter a temperatura a 37 graus é evaporar água através da pele. Por isso, durante um exercício intenso, como pedalar, nadar ou jogar vôlei, noventa por cento da água que você gasta é eliminada através do suor. Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação. O suor é composto por água (em 99 por cento), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco. Qual é a melhor forma de repor esses nutrientes em poucos minutos?


Como hidratar-se
A nutricionista Marcia Onzari garante que a água pura não é a bebida ideal quando se necessita repor líquido com rapidez e por completo e enfatiza que o ingrediente essencial que deve estar presente numa bebida de reidratação é o sódio. Além disso, acrescentar açúcar à bebida melhora o sabor e ajuda o organismo a assimilar a água e o sódio com mais rapidez. Outro conselho da especialista é consumir os líquidos frios ou gelados, porque assim a absorção da água acontece mais rapidamente. Também é preciso descartar os refrigerantes, as bebidas que contêm cafeína ou álcool (por causa do efeito diurético) e os sucos de frutas ácidas (laranja, limão, etc.) Uma forma prática de ficar bem hidratada nos dias de atividade física é tomar água fresca, em pequenos goles, antes e durante os treinos. E também consumir bebidas esportivas, como as isotônicas, que são preparadas com os ingredientes ideais para hidratar o seu organismo em poucos minutos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...