Bom dia!!!
Mais uma semana chega ao fim, e esta é em especial a ultima pós festas, pois segunda é hora de começar com tudo o ano de 2013.
Esta é a hora de repensar os hábitos, o trabalho e a vida financeira. Então estas dicas da GNT vai ser super útil:
Habitos:
Identifique o que o incomoda ou que tem causado danos à sua rotina.
Depois de perceber o que precisa ser mudado, o próximo passo é pensar em como fazer isso.
Após compreender o hábito em si e a recompensa que se espera dele, é preciso saber qual é a “deixa” que desperta a vontade de fazer determinada coisa. Onde você está? O que está sentindo? Essas são duas perguntas que devem ser feitas para descobrir de onde sai o impulso. Conhecendo o ciclo - "deixa", rotina e recompensa - fica mais fácil colocar a mudança de hábito em prática. Com o plano certo, o comportamento ruim vai embora e um novo ocupa o espaço.
Você encontrará soluções no livro: “O poder do hábito” (Editora Objetiva), que acaba de chegar ao Brasil.
Planejamento Financeiro:
Se você exagerou nos gastos o ano passado, não poupou nada e até mesmo gastou além dos limites, esta é a época ideal para cortar velhos comportamentos.
As despesas domésticas não podem ficar de fora do planejamento financeiro. Quem mora com os pais ou já tem marido e filhos deve compartilhar com eles os limites de gasto e as prioridades da casa para o ano. Quando todos poupam juntos, economizar fica mais fácil.
Não é preciso cortar tudo em nome da poupança.Apenas evite os “gastos fantasmas”, aquele dinheiro gasto cada vez que fazemos uma compra não planejada, desde jantares fora no meio da semana até roupas. Crie o hábito de anotar as despesas para você saber, no fim do mês, como gastou seu salário.
Se você nunca foi de economizar, comece guardando até 10% do salário na poupança. Alinhar as finanças é como entrar em forma. Quando você nota os benefícios, não quer parar mais.
Metas concretas como fazer uma viagem, trocar de carro, comprar o primeiro apartamento ou simplesmente sentir-se mais folgado para fazer escolhas que envolvem dinheiro ajudam a economizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário