terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fora Estrias!!!


Bom dia!!!

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). Se formam quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão.
Há um rompimento e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele.

Elas incomodam. E, para deixar a situação pior, ainda não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas. Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral.

As estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la.

Tratamentos e novidades


Laser é um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais.

Ácidos, o tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.

Peeling é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.

Dermoabrasão é realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.

Mesoterapia. Esse tratamento pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Cada aplicação dura 10 minutos por estria e o tratamento leva, no mínimo, dois meses. Porém, é um tratamento dolorido e nem todos aceitam a recuperação. 

Eletroporador, é um aparelho em fase de teste, pretende fazer com que qualquer tipo de substância penetre na pele, contudo sem agulhas através de onda eletromagnética. Este tratamento vai estimular a produção de novo colágeno, hidratar e regenerar a pele. Será um grande avanço com excelente resultados.

Mas Como podemos evitá-las?

A prevenção é a melhor forma de tratamento:
- Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas.
- Evitar roupas apertadas
- A prática de exercícios físicos regularmente
- Evitar engordar e emagrecer repentinamente
- Preferência por alimentos saudáveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...